terça-feira, 15 de março de 2011

Meu xodó atual

Gente, depois de um fim de semana corrido nem pude dar a atenção que meu Kindle merecia. Porém, ontem, ao chegar em casa, depois de fazer o jantar, pude curtir 1 hora inteirinha de leitura no meu e-reader. E vou dizer uma coisa: é simplesmente sensacional!
O treco é leve (em torno de 250g), fácil de segurar, não brilha e portanto não cansa os olhos (como um computador comum)... Até agora não tive nem uma só surpresa ruim com meu aparelinho.
É claro que se você está interessado em internet e coisa e tal, é melhor comprar um tablet ou Ipad é claro (de qualquer maneira eles também tem suas limitações, ok?).
Como leitor de livros é excelente, a velocidade de virada de página é muito boa. Tem excelente tamanho, as letras também podem ser aumentadas ou diminuídas de tamanho. Lê diversos formatos, e o se você tiver um texto em formato que o Kindle não leia, basta baixar um programa chamado Calibre, e fazer a conversão.
Por enquanto tenho lido em .MOBI, que é o melhor pro Kindle, e tenho ficado impressionada positivamente.
Sem contar o valor dos livros né, que andam caros à beça, e algumas obras a gente pode baixar de graça pela deusa internet, e outros títulos que são mais baratos pelo site, incluindo o da Amazon, que já tem diversos títulos em portugês. Claro que não temos ainda uma livraria com seus tantos de livros em formato digital, mas está começando, e cada dia aumenta mais o número de usuários de e-books.
Saiu uma matéria ontem, no Jornal do Commercio, sobre o crescimento dos ebooks e dos e-readers. Segundo a matéria :  A Livraria Cultura, que tem cerca de três milhões de títulos impressos, também resolveu apostar no mercado virtual. Ela disponibiliza dois mil ebooks em português e, em contrapartida, oferece uma média de 140 mil títulos em inglês.
Mesmo o mercado ainda sendo modesto eu acho que é uma área em franca ascenção, não que eu me desinteresse pelos livros físicos, pelo contrário eu tenho uma biblioteca em casa, em torno de 120 exemplares, mas o que me consquistou foi a facilidade de ler fora de casa.
O que me faz lembrar os tempos de faculdade, quando eu carregava um peso enorme em livros e fotocópias todos os dias, num ônibus lotado, me equilibrando, e ninguém se oferecia pra segurar o monte de livros. Eu queria dar uma estudada, já que perdia 1h em média pra chegar a faculdade, e era impossível. Quando conseguia sentar era quase impossível aproveitar o tempo livre para ler um pouquinho: afinal, no balanço do ônibus, cada curva era uma aventura para vencer as páginas.Agora, carrego vários em um aparelinho fininho rsrsrs.

Se bem que no Rio de Janeiro em que vivemos, se eu me arriscar a tirar um aparelho eletrônico totalmente desconhecido da galera, vão pensar que é alguma coisa muiiiito moderna e cheia de utilidade e é capaz de eu ouvir: Aí tia, perdeu!


Enfim, qualquer pergunta que surgir é só fazer, que eu responderei com o maior prazer. Pra quem é leitor voraz acho uma excelente escolha.

4 comentários:

  1. Ah! Faltou colocar foto da belezura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga ! adorei seu blog uma fofura!fantástico!Gostaria que vc entrasse em meu blog, deixasse comentários e fosse uma SEGUIDORA!Pois tenho poucas! continue assim seu blog está exelente!

    www.gomygirl.blogspot.com

    obrigada continue assim!

    ResponderExcluir
  3. Alguns amigos já compraram o Ipad e aos poucos estão repassando as leituras para lá ... eu ainda tenho um pouco de conservadorismo ... tenho que ler, em média, umas 60/70 páginas por dia ... tenho medo de não me adaptar a ficar tanto tempo olhando para o bichinho ... será?

    beijosss, Mari

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Nossa que legal, adoraia ter um eu adoro ler e depois coloca uma foto pra gente dar uma olhada!!!

    Bjos; Janini

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir