sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Consumismo e outras coisas.

Segundo o dicionário, consumismo é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente.
Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade de agora.
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca.
No entanto, a definição de necessidade supérfluas é algo relativo, já que um produto considerado supérfluo para alguém pode ser essencial para outra, de acordo com as camadas sociais a que a população pertence. Isso pode gerar violência, pois algumas pessoas que cometem crimes, não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquirí-lo. Nesses casos, a necessidade de consumo se torna uma doença, uma compulsão, que deve ser tratada para evitar maiores danos.
Não raras vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.

É claro que as comprinhas que fazemos para atendermos "aquela necessidade" não são ainda uma patologia, porém devemos ter cuidado; pois essa é uma doença que aumenta  cada vez mais com a modernidade, ao lado de outras como a bulimia e anorexia.

Coisas para se refletir no ano de 2011!!!

Beijocas

Um comentário:

  1. Adorei o post Tifani...muito bem colocado a diferença entre consumo e o consumismo!

    Eu já fui muitoooooooo consumista...hj sou "normal"!
    rsrsrsrss

    Bjosssss

    ResponderExcluir